Vídeos

Confira os vídeos já produzidos pela FEPOSPETRO a serviço da informação para o trabalhador:


06/11/2018
O QUE É BENZENO?

Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6. Palavras-chave: Benzeno. Ligações químicas. Química do Carbono.

06/11/2018
Benzeno, inimigo lento e mortal dos frentistas

No Brasil, segundo Albertoni Martins, é importante ressaltar a atividade de frentista, onde os trabalhadores estão expostos aos riscos provocados pelo contato com hidrocarbonetos aromáticos através dos combustíveis e óleos lubrificantes comercializados em postos e serviços. "Nesses ambientes é possível identificar o contato do trabalhador com os produtos químicos durante a atividade de abastecimento de veículos, lubrificação, manuseio de partes contaminadas do motor para medir níveis de óleo e água, lavagem de veículos e contato com panos e estopas contaminadas". 

06/11/2018
Benzeno na gasolina

Os postos devem manter sinalização, em local visível, na altura das bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno, indicando os riscos dessa substância, nas dimensões de 20 x 14 cm com a informação: “A GASOLINA CONTÉMBENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA.

06/11/2018
´´Lei do Benzeno”, resultado da luta dos frentistas de SP por saúde e segurança

De acordo com essa lei, é proibido abastecer o carro após o desarme do sistema automático das bambas, nos postos de combustívesl de todo o Estado de São Paulo.

O objetivo é ´´ preservar a saúde e o meio ambiente da exposição e contaminação pelo ´benzeno`e outros gases nocivos``. Se o veículo é abastecido ´´em excesso``, os vapores de benzeno se desprendem da gasolina e vão para o ar, contaminando o meio ambiente e colocando em risco a saúde de motoristas e frentistas. Vale lembrar que o benzeno está na Lista Nacional de Agente Cancerígenos para Humanos ( LINACH).

06/11/2018
Combustíveis adulterados e o benzeno

Ao abordar o aumento, em São Paulo, no número de postos de combustíveis flagrados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em ilegalidades como a venda de combustíveis adulterados, Luiz Arraes, presidente da Fepospetro alertou para o risco que representa a situação para a saúde e a vida dos frentistas. Como exemplo, ele citou casos em que amostras de combustíveis indicavam a presença de benzeno em concentração até dezesseis vezes maior do que o percentual de 1,5% estabelecido em Lei: “A ganância dos empresários desconhece limites e, de fato, representa perigo não só para o frentista, mas para qualquer consumidor que vá abastecer seu veículo nesses locais”, alertou.

06/11/2018
Como minimizar riscos do benzeno em posto de combustível?

Controle médico de saúde

Capacitação dos funcionários

Capacitação de fornecedores e terceirizados

Necessidade de usar o EPI

Ambiente de trabalho

 

06/11/2018
Desafio agora é agir para fazer “pegar” a nova Lei do benzeno

Criada pelo deputado Marcos Martins (PT-SP) junto com a Fepospetro, a nova Lei (ainda pendente de regulamentação), em vigor desde o mês de janeiro deste ano,  proibiu entre os nove mil postos de combustíveis do Estado de São Paulo – onde atuam aproximadamente cem mil trabalhadores – a prática do abastecimento veicular além do limite do travamento automático das bombas de combustíveis. A medida busca dar fim à prática do “chorinho”, que faz aumentar em até vinte vezes os riscos de contaminação pelo benzeno – substância cancerígena contida nos combustíveis e cujo contágio costuma ocorrer pela respiração e através da pele.

06/11/2018
A emissão de benzeno

O benzeno é encontrado em emissões da queima de carvão e óleo, escape de veículos automóveis, e a evaporação da gasolina e estações de serviço que utilizam solventes industriais. Estas fontes contribuem para níveis elevados de benzeno no ar ambiente, que podem posteriormente ser respirado pelo público. Fumo do tabaco contém benzeno e responde por quase metade da exposição ao benzeno nacional.

06/11/2018
Benzeno: perigos para o trabalhador

Os perigos para a saúde são tão grandes que, em outubro de 2016, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu a Portaria nº 1.109. Ela reconhece os riscos ocupacionais da exposição ao benzeno e estabelece os requisitos mínimos de segurança e saúde que os postos revendedores de combustível devem seguir

06/11/2018
Benzeno, cancerígeno: Os riscos no local de trabalho e em casa.

Durante décadas, o benzeno tem se mostrado uma substância chave nos mais diversos processos, em particular, todas as áreas que envolvam de alguma forma subprodutos do petróleo. Colas, solventes, tintas, lustra-móveis, pesticidas, lubrificantes, ceras de polir automóveis, detergentes, litografia, impressão gráfica, fotogravura, extração de óleos, beneficiamento de gorduras, reagente, borrachas, catalisadores, produtos intermediários de laboratórios, explosivos, corantes, produtos farmacêuticos, fabricação de isopor e outros materiais plásticos, o cumeno (resina), o nylon e fibras sintéticas são apenas algumas das aplicações do benzeno.

06/11/2018
OS RISCO DO BENZENO PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR!

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o Programa Toxicológico Nacional (NTP) e a Agencia de Proteção Ambiental (EPA) classificam o benzeno como agente cancerígeno, sendo necessário criar uma regulamentação especifica para esse composto químico – como a existente no Brasil.

 

06/11/2018
BENZENO PERIGO INVISÍVEL

Sintomas neurológicos da exposição ao benzeno inalação incluem sonolênciatonturasdores de cabeça e perda de consciência nos seres humanos. Ingestão de grandes quantidades de benzeno pode resultar em vômitostontura, econvulsões

06/11/2018
AGORA É LEI ABASTEÇA ATÉ O AUTOMÁTICO LEI 16.656/18

A intoxicação por Benzeno por acontecer por, via oral, vai respiratória e via cutânea, na pele pode causar vermelhidão e bolhas, irritar as vias aéreas e também irritar os olhos.

06/11/2018
BENZENO NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE!

A Fepospetro, alerta aos frentistas que o contato com esse líquido, pode causar até morte, pois ele é comprovadamente um substância cancerígina.

06/11/2018
ABASTEÇA ATÉ O AUTOMÁTICO

A Fepospetro e os dezessete sindicatos filiados, vem através de campanhas, conscientizar a população, do mal que causa o BENZENO, o benzeno é um liquido, um composto químico que também está na gasolina e extremamente tóxico. Vamos nós prevenir, abasteça até o automático.

Benzenonãoéflorquesecheire!

24/11/2017
"Debate Jurídico e abertura da Campanha Salarial - 2018 dos Frentistas de São Paulo"

Entrevisto Luiz Arraes, presidente da Fepospetro. Arraes fará um balanço do "Debate Jurídico e abertura da Campanha Salarial - 2018 dos Frentistas de São Paulo" realizado terça (14) na capital. Assista e mande sua pergunta.

24/11/2017
1º de Maio, infelizmente não tem o que comemorar, trabalhadores, não desista de lutar pelos seus direitos!

Os frentistas reafirmam compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores, e das conquistas hoje sob duros ataques do governo!

24/11/2017
Greve Geral

©2016 / 2024 - FEPOSPETRO